quinta-feira, 17 de abril de 2014

SL2014 - Deliberações do G5

Após analisar as súmulas e os depoimentos sobre as ocorrências de três jogos da 2ª rodada da Copa Diogo Nascente, o G5 (Russo Preto, Bahia, Time FC, Delaboca e Avante) deliberou e decidiu o que segue:

JOGO QUERÊNCIA 2 x 1 BAHIA:

Nos lances relatados em súmula pelas equipes entendemos que foram lances de jogo, avaliados e punidos pelo árbitro na própria partida. Sem mais penalidades aos atletas.

- As duas equipes estão advertidas (+ 10 kg de alimentos) por terem omitido nas súmulas a expulsão do treinador do Querência Sérgio Luiz.

Recomendação aos dirigentes e comissão técnica do Querência que procurem dar o exemplo de conduta nos bancos durante as partidas no Cantegril. Pelo fato do campo ser pequeno, com contatos muito mais frequentes do que em campos de dimensões normais, o jogo normalmente torna-se mais “pegado”. Se adicionarmos a esta situação uma pressão excessiva dos bancos de reserva, será muito difícil para qualquer árbitro apitar jogos neste local, pois as situações de erros e interpretações equivocadas de lances estarão potencializadas.


JOGO PERESTROIKA 2 x 5 KILMES

Atleta DIONIS SILVA ALVES, do Kilmes: suspenso por 4 (quatro) jogos por desferir cotovelaço desleal no adversário + 10 kg de alimentos


JOGO AVANTE x UPF: (por ser parte envolvida neste jogo, o Avante não participou das deliberações)

- Atleta SANI JUNIOR PINHEIRO DA ROSA (Juninho), do Avante: excluído da SL2014 por atitude anti-desportiva (ameaça de agressão, inclusive com um pedaço de pau) + 10 kg de alimentos. O atleta Juninho é reincidente neste tipo de ocorrência. Em 2012 já tinha sido suspenso por cusparada no adversário.

- Atleta BRUNO MONTANARI ROSTRO, do Avante: suspenso por 4 (quatro) jogos por desferir pontapé no adversário (com o jogo já paralizado, incitando a confusão) + 10 kg de alimentos

- Atleta CLEBER SOARES MACHADO, da UPF: suspenso por 4 (quatro) jogos por segurar pelo pescoço o adversário (com o jogo já paralizado, incitando a confusão) + 10 kg de alimentos

- Atleta MAURÍCIO SILVA VASCONCELOS, da UPF: expulso durante o tumulto, cumpre a suspensão automática apenas. Ambas equipes reconhecem o equívoco da sua expulsão.

- Atleta FLÁVIO LUIS BARCELOS MARTINS, da UPF: suspenso por 1 (um) jogo + 5 kg de alimentos por invadir o campo em atitude ameaçadora (com dois capacetes na mão). O atleta não estava fardado e não se comprovou nenhum tipo de agressão. A punição é pela invasão de campo durante o tumulto.

- Atleta/Dirigente MARCOS ROGÉRIO DE MORAES (Manão), da UPF: suspenso por 6 (seis) jogo por atitudes anti-desportivas contra seus adversários, + 10 kg de alimentos. Situação agravada por se tratar do Presidente do clube, de onde se espera cabeça-fria, bom senso e exemplo para os demais.

- As duas equipes perdem um mando de campo, o próximo (Avante X Russo Preto e UPF x Time FC), devendo jogar estas partidas fora das cidades-sede (Cachoeirinha e Canoas).

Os dois Presidentes – LEONARDO e MARCOS ficam advertidos pela tentativa de mascarar as ocorrências da partida na súmula (em e-mails trocados entre ambos) + 30 kg de alimentos, minimizando as ocorrências e tentando jogar a culpa pelas ocorrência na arbitragem. As súmulas devem sempre conter a descrição do que realmente ocorreu, sob ponto de vista de cada equipe, para facilitar a avaliação dos fatos pelo G5.

A partida AVANTE x UPF deverá ser realizada novamente, com 90 minutos, no campo do Avante, na próxima data stand by da competição, ou outra marcada de comum acordo entre as equipes (com a aprovação da Coordenação da competição). Poderão participar desta nova partida todos os atletas regularmente inscritos e que não estejam sob efeito de punições.

Todas as punições deverão ser cumpridas já a partir da próxima rodada.

Esperamos que fatos como esses não ocorram mais no nosso campeonato, e reforçamos aos presidentes e líderes das equipes que façam chegar a todos os princípios da Superliga: companheirismo, amizade, espírito esportivo e fair play.

Um comentário:

  1. Parabens ao STJD da Superliga.....merecem + 10kg de alimento!!!

    ResponderExcluir